O indicador antecedente da Boa Vista de Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo o território nacional, registrou elevação de 0,9% em novembro, na comparação com outubro, avançando pelo segundo mês consecutivo após recuar 0,7% em setembro.
Na comparação com novembro de 2021, as vendas cresceram 3,6%. No ano, o indicador acumula alta de 1,3% e em 12 meses, de 0,6%.
“O varejo está mais aquecido no 4º trimestre e esse período tem sido o motor do setor, que deixou para trás uma retração na análise de longo prazo, que começou em maio e se estendeu até setembro. O mercado de trabalho está mais aquecido, a taxa de desemprego vem caindo e a renda média real continuou melhorando”, diz Flávio Calife, economista da Boa Vista.
Segundo ele, o pagamento da segunda parcela do 13º salário junto aos demais fatores, deve amenizar o impacto de uma inflação ainda elevada, além do impacto do aumento dos juros. “O ano de 2022 deve se encerrar de forma positiva, mas o varejo também deve se preparar para os desafios que virão no próximo ano”, diz o economista da Boa Vista. (FONTE: DIÁRIO DO COMÉRCIO)