Logotipo da entidade

Consultas Equifax | Boa Vista

Mulheres empreendedoras impulsionam o cenário dos MEIs em Sertãozinho

O empreendedorismo feminino está em alta, desempenhando um papel fundamental no desenvolvimento econômico. De acordo com o Sebrae, elas representam cerca de 45% dos microempreendedores individuais (MEIs) no Brasil. Em Sertãozinho, essa realidade é ainda mais evidente: entre 2021 e 2024, mulheres abriram 52% das novas MEIs, totalizando 966 empreendedoras, superando os 896 registros masculinos, segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.

No Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, celebrado em 19 de novembro, é essencial reconhecer a importância de um ambiente que acolha e incentive as iniciativas femininas, que tornam o mercado mais inclusivo e diversificado. Cleópatra Souto, de 23 anos, iniciou há mais de um ano seu microempreendimento no setor de Banho & Tosa Pet e destaca a importância das mulheres acreditarem em seu potencial. “Nós, mulheres, precisamos nos arriscar e ir atrás dos nossos sonhos. Abrir meu próprio negócio foi um desafio, mas com determinação e amor no que fazemos, é possível vencer cada etapa”, afirma Cleópatra, incentivando outras empreendedoras a darem o primeiro passo e se formalizarem.

Em foco a empreendedora sertanezina Cleópatra Souto; mulheres foram responsáveis pela abertura de 52% novos MEIs em Sertãozinho, no período entre 2021 e 2024 | FOTO: Acervo Pessoal

Na Associação Comercial e Industrial de Sertãozinho (ACIS), as mulheres estão em evidência. Muitos dos associados são microempreendedoras individuais e movimentam o comércio local. Segundo o presidente da Associação Comercial e Industrial de Sertãozinho (ACIS), Rafinha Iazetta, o empreendedorismo feminino é essencial para a inovação do mercado. "A ACIS valoriza profundamente as conquistas das mulheres empreendedoras de nossa cidade. São muitas as mulheres que, com suas habilidades e sua determinação, fazem parte da nossa comunidade de associados e impulsionam o desenvolvimento econômico, inovando no mercado. Nosso compromisso é continuar apoiando e incentivando essas iniciativas femininas, que transformam nosso setor comercial e industrial", afirma Rafinha.

A ACIS segue comprometida em oferecer suporte a essas empreendedoras e aos microempreendedores de um modo geral: o programa “Associa MEI” proporciona a todos os Microempreendedores Individuais de Sertãozinho e Cruz das Posses descontos em escolas técnicas e faculdades; ferramentas de proteção ao crédito; linhas de crédito exclusivas para capital de giro; serviço de certificado digital; descontos em planos de saúde e convênios odontológicos, por exemplo, por apenas R$ 9,90 ao mês.

Para se tornar um associado e usufruir de todos os benefícios oferecidos pela ACIS, basta entrar em contato com a equipe da Associação Comercial de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, através do telefone 3947-9007 ou do e-mail fernando@acisertaozinho.com.br .

tags: ACIS, comércio, empreendedorismo-feminino, Sertãozinho