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Consultas Equifax | Boa Vista

Confira 5 dicas para fazer promoções sem perder dinheiro

Pesquisas mostram que os consumidores valorizam mais as promoções com obtenção de benefícios financeiros imediatos, como as que oferecem redução do preço ou as do tipo "leve 3 e pague 2". Muitas vezes essas ações motivam o consumidor a trocar a marca que tinha intenção de adquirir por outra em promoção.

       Confira abaixo algumas dicas para fazer promoções inteligentes, garantindo mais resultados e gastando menos:

            1 - GARANTA GANHOS PARA OS DOIS LADOS

          A economia desaquecida pode levar muitos lojistas a vender seus produtos pelo preço de custo, quando a empresa precisa de capital de giro, por exemplo. Porém, promoção inteligente é aquela que funciona e, portanto, proporciona benefícios para os dois lados (empresário e cliente).

          A promoção tem de dar lucro para a empresa, sendo que para ter algum lucro com a promoção, o desconto precisa ser menor que a margem de lucro do produto. Muitos se esquecem de fazer essa conta e colocam o mesmo desconto para um setor inteiro.

             2 - VALORIZE OS LANÇAMENTOS

           Se a intenção é convencer o consumidor a substituir um produto tradicional por outro recém-chegado às prateleiras - e ainda sem credibilidade - a redução de preço pode não ser o melhor caminho.

           Em vez disso, o consumidor pode ser seduzido com propostas de experiência, como a oferta de amostras grátis e degustações.

          Essa estratégia ficou bem evidente há alguns anos durante a chamada guerra dos aplicativos de viagem, quando a hoje extinta Easy Taxi chegou ao Brasil para concorrer com o Uber. Para o lançamento, a empresa liberou corridas gratuitas por São Paulo durante 24 horas. A iniciativa manteve 90% dos motoristas do novo serviço ocupados durante todo o período da promoção.

             3 - DEFINA CLARAMENTE O TEMPO DE OFERTA

           Há dois perigos na famosa frase “enquanto durarem os estoques”: a dificuldade de planejamento e o excesso de adesão. Nos dois casos, a proposta pode trazer grandes problemas ao lojista.

           No caso de supermercados e lojas que trabalham com variedade maior de produtos, ofertas com maior tempo de duração podem prejudicar a ação, já que tende a dispersar os consumidores. O mais indicado é que dure apenas um dia. Já para restaurantes e negócios com um público mais uniforme, o ideal é que a promoção dure, no mínimo, uma semana, para que o estabelecimento seja recomendado para novos possíveis clientes.

             4 - TENHA CUIDADO COM AS REDES SOCIAIS

           Não confunda promoção com bom relacionamento nas redes sociais. Essas mídias funcionam melhor como uma forma de interação e para conhecer o público-alvo.

           Do mesmo jeito que a internet ajuda a acelerar as vendas de um serviço ou produto em curto período de tempo, também pode trazer à tona uma enormidade de reclamações de clientes insatisfeitos.

          Assim, só divulgue suas promoções se sua empresa estiver preparada para o alcance que as redes sociais proporcionam.

             5- USE O CADASTRO DE CLIENTES COMO FERRAMENTA

         Com o cadastro de clientes, o empresário consegue traçar o perfil de seu público, e saber quais são os maiores interesses de cada grupo.

         Tendo um histórico de compras, é possível encontrar informações complementares como profissão, restrições alimentares, idade, estilo e tamanho de roupas e calçados de cada cliente. E usá-las para planejar as promoções.

         Uma sugestão é aproveitar as datas comemorativas para diferenciar a promoção. No país, há muitas datas comemorativas que poderiam ser melhor aproveitadas pelos comerciantes. (FONTE: DIÁRIO DO COMÉRCIO)