Mesmo sendo uma tradição tipicamente norte-americana, a Black Friday já se tornou uma data fundamental para o varejo brasileiro.
No entanto, esse cenário positivo também acaba gerando uma série de exigências importantes para as lojas, como a necessidade de um suporte e uma equipe de atendimento mais bem preparados para garantir a satisfação e a possível fidelização dos clientes. Isso quer dizer que, para sair na frente dos concorrentes, é preciso se antecipar e fazer um bom planejamento voltado para o atendimento ao cliente na Black Friday.
Para ajudar os gestores e líderes nesse processo, separamos cinco dicas com o intuito de organizar a preparação na ocasião. Confira:
1 - Planejamento com antecedência - Além de demonstrar um enorme interesse pela Black Friday, a maioria dos consumidores também realiza um planejamento para a data. Sendo assim, esse fator exige que as lojas acompanhem essa lógica e também efetuem uma organização estratégica com diretrizes, ferramentas e investimentos específicos.
Isso é necessário porque o período possui elementos que se apresentam diferentes de qualquer outra data comemorativa, como Natal, Dia dos Namorados e Páscoa. A grande diferença se dá pela urgência de compra. Isso porque, os preços e promoções ofertados são extremamente atrativos, porém a quantidade de produtos acaba sendo limitada.
Sem um planejamento estruturado, o estabelecimento corre o risco de se perder nas ofertas, decepcionar seus clientes e, mesmo com o aumento das vendas, sair no prejuízo, tanto financeiro quanto em reputação.
2 - Pense na experiência do cliente - Durante a Black Friday, a expectativa dos usuários é obter vantagens por meio de promoções imperdíveis. Portanto, o objetivo das lojas é buscar oferecer produtos com preços atraentes e uma experiência positiva para os clientes.
Um ponto importante nesse sentido, por exemplo, surge na questão dos preços. No Brasil, várias lojas acabam aumentando o preço dos produtos alguns dias antes da Black Friday para anunciar um desconto apenas retomando o preço original. Essa prática acaba sendo bastante falha porque os consumidores estão acompanhando o valor dos itens de seu interesse e observam essa movimentação de forma muito clara. O resultado disso é a banalização da data e um prejuízo inestimável para a marca.
3 - Preparação dos colaboradores - A equipe de colaboradores é o pilar central para garantir a máxima qualidade do atendimento ao cliente na Black Friday. Afinal, eles serão responsáveis por definir a primeira imagem da empresa para o consumidor. Dessa forma, vale realizar uma preparação especial voltada para a data, capacitando-os para agir de forma rápida, eficiente, mas sem perder a qualidade.
Profissionais treinados corretamente conseguem contornar problemas com maior agilidade e eficiência.
4 - Ofereça canais integrados e eficientes de atendimento ao cliente - O comércio eletrônico hoje é uma prioridade para o público. Sendo assim, as empresas precisam estar adaptadas para atender esse consumidor nesse meio. Para isso, as lojas precisam oferecer canais de comunicação eficientes dentro do e-commerce e redes sociais. Portanto, é imprescindível garantir uma estrutura suficiente para gerenciar esses múltiplos canais.
Obviamente, essa necessidade nem sempre é facilmente atendida, principalmente pelo alto custo envolvido. Nesse sentido, uma dica valiosa para minimizar este tipo de falha é implantar um sistema que ofereça integração e fluidez entre os canais de vendas e atendimento ao cliente, pois, assim, toda a comunicação estará unificada num único canal. Desta forma, a empresa aumenta o controle de contatos e trabalha com informações atualizadas, oferecendo um atendimento rápido e eficiente para os consumidores. (FONTE: REDE JORNAL CONTÁBIL)