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Carnaval 2023: como o e-commerce pode explorar a data

 

A poucos dias das comemorações do Carnaval 2023, ainda dá tempo de organizar a loja para aproveitar melhor o clima do evento.

             Este ano, em razão dos problemas enfrentados em 2021 e 2022, a expectativa da população em relação ao evento é alta, porque será o primeiro ano praticamente sem restrições.

            Para quem tem um e-commerce, é importante lembrar que as vendas não se concentram apenas em produtos relacionados diretamente à festa.

            Em todo o país, essa é uma época de folga no trabalho, então, as pessoas passam mais tempo em casa e, por isso, pode ficar mais fácil impactá-las com boas campanhas.

            Estão reunidos neste artigo algumas dicas para movimentar seus negócios no Carnaval 2023. São ações simples, mas importantes, para alavancar as vendas numa data comemorativa que tem como principal característica a diversão.

             Para quem atua em setores relacionados diretamente com a folia do Carnaval, agora é o momento de entrar na fase final do planejamento, estruturando o e-commerce para realizar as compras deixadas para os últimos dias.

            Nesse caso, vale o alerta: é imprescindível garantir que o cliente tenha uma boa experiência de compra.

            Nesse sentido, além da facilidade no momento da compra, é prioritário cuidar da entrega dos produtos no prazo acertado com os clientes. Lembre-se de que falhas na logística nesse período vão gerar muitos prejuízos.

            Além de ter que arcar com devoluções, o que gera custos elevados para o e-commerce, a loja corre o risco de ter sua reputação abalada. O consumidor hoje compartilha suas experiências, e o público dá muito valor para essas avaliações feitas pelos próprios clientes.

             Como em outras datas comemorativas, é importante aproveitar o aumento de tráfego na internet para gerar não apenas vendas, mas relacionamento com o cliente.

            No dia a dia do comércio eletrônico, a compra única não é um bom negócio. Daí a necessidade de trabalhar bem as ações de retenção e fidelização. E elas começam, claro, na oferta de uma boa experiência de compra.

           Pela importância que tem no Brasil, o Carnaval movimenta diversos setores, como hotelaria, bebidas, alimentação, artigos para festa, etc.

            Os preparativos, nesse caso, devem ser feitos com antecedência, até porque boas estratégias de vendas dependem também do fechamento de acordos comerciais que permitam à loja ter estoque e condições especiais de preço. Sem falar, claro, das ações de comunicação que precisam ser bem estruturadas para gerar os resultados esperados.

             Contudo, empresas de todos os ramos podem entrar no clima da folia e, assim, atrair mais clientes.

            Refletindo sobre o que pode ser feito, uma das iniciativas é o cuidado com a identidade visual da loja nesse período.

             É importante que a loja tenha algo relacionado ao evento. E isso não costuma representar maiores dificuldades, por não ser difícil associar produtos e serviços ao clima de alegria do Carnaval.

             O mesmo raciocínio vale para as campanhas publicitárias e promocionais no período. Parece um detalhe, mas quem simplesmente ignora a data pode deixar de aproveitar boas oportunidades.

             As redes sociais terão no período de Carnaval (que hoje se estende também para os eventos pré e pós) muitas publicações sobre a festa. E as marcas podem (e devem) aproveitar para fazer ações mais contextualizadas.

             Vale investir, por exemplo, nas chamadas bem-humoradas e em elementos visuais mais coloridos. No caso das promoções, é o momento de acionar os gatilhos de “urgência”, por exemplo, fazendo campanhas restritas para o período.

              O momento também é propício para oferecer kits de produtos e cupons de desconto para as próximas compras. (FONTE: E-COMMERCE BRASIL)